Educação Especial SAEDE

O QUE É SAEDE?


O Serviço de Atendimento Educacional Especializado na Área da Deficiência Mental (SAEDE/DM) é uma atividade de caráter pedagógico, prestado por um profissional da Educação Especial, voltado ao atendimento das especificidades dos alunos com deficiência, já que este Serviço tem como objetivo qualificar as funções psicológicas superiores dos educandos para auto-regulação cognitiva, mediante investigação das estratégias pedagógicas que possibilitem avanços no seu processo de aprendizagem. Todas as atribuições são baseadas nas Diretrizes encaminhadas pela GERED, Capacitações, Estudos via Fundação e da pesquisa de nossos profissionais.

Debates, pesquisas, registros, vivências e saídas de campo são alguns processos pedagógicos pelos quais os conceitos vão sendo trabalhados, assim como, os Métodos de Investigação SIC (Capacitação sobre Elaboração Conceitual) e, respeitar o que deve ser trabalhado em cada faixa etária.





Professores do SAEDE participam de Curso na FCEE.

Capacitação: Escola de Atenção as diferenças

Com o intuito de desenvolver junto com os professores da rede regular de ensino reflexões e debates sobre a Educação Inclusiva, realizou-se a Capacitação: Escola de atenção às diferenças no período de 01/04 a 05/04 sob a responsabilidade do Centro Tecnológico- CETEP com a docência da Articuladora Jussara Maria Kniathoski do Salto para Futuro/TV escola . Professores da rede regular de ensino das cidades de Indaial, Içara, Ascurra, Capivari de Baixo, Tubarão, Palhoça , Florianópolis e São José participaram com muito interesse e entusiasmo da capacitação oferecida pela FCEE

Nessa capacitação foram utilizados as mídias do Salto para o Futuro, materiais impressos do Salto, vídeos do youtube e textos complementares.

A professora Jussara preparou alguns materiais e esclareceu algumas dúvidas. As duvidas que não conseguiu esclareceu pediu ajuda a professora Maria Giselli do CENAP que fez uma fala de duas horas, sobre o segundo professor.





Assistindo as mídias do Salto para o Futuro.


A coordenadora do CETEP falou no dia 04 a tarde sobre tecnologia assistiva





Algumas visitas foram proporcionadas aos cursistas: Visita ao CAP, Sala Informatizada e na Sala que funciona o Serviço de Pesquisa e Produção de Equipamentos e Acessórios Adaptados.
Foi uma semana de muito trabalho!