sexta-feira, 5 de março de 2010

História da Escola

HISTÓRICO

Velha aspiração da população de Indaiál impunha-se a criação de um ginásio. Cidadões de influência local, reuniram-se no dia 02 de julho de 1956, em assembléia geral, afim de fundarem a Sociedade Civil denominada ‘Associação Indaialense de Ensino”, com o objetivo único de ministrar o ensino secundário. Em 1957, foram abertas as matriculas para o curso preparatório para o ginásio, matriculas estas feitas na Escola Básica Raulino Horn, tendo como data de início das aulas 01/03/1957. Em 19 de maio foi elaborado o estatuto publicado no diário Oficial do Estado de Santa Catarina no dia 18/06/1957. 16/07/57, Jorge Hardt , fez a doação de uma área de 5.250 m2, através de sua empresa, Frederico Hardt S/A,Industria e Comércio, com o fim único da Construção e manutenção do Ginásio.Posteriormente, o senhor Ricardo Paul Junior doou uma área de 66x15 para que pudesse fazer a estrada de acesso à rua Fritz Muller.

A Rua Leoberto Leal também foi doação do Senhor Jorge Hardt. Em 1957, começou –se a construir o Ginásio, no entanto os recursos financeiros eram poucos.Foi então,que a malharia IndaialS/A emprestou para Associação o dinheiro, faltante CR$ 700,OOO,OO perfazendo 70% do total e empregado na construção do Ginásio Indaiál, e que deu continuidade a obra. Em 1959-em 16/10, sob o processo de Nº 82.265/59, foi registrada no Conselho Nacional de Serviço Social, ( CNSE),Mec. Em 1960 o prédio é concluído e acabado.1961- encaminhado o processo para a vistoria.Assume a direção Dr. Mário Bonessi, os primeiros professsores são; Gelindo Sebastião Buzzi, Apolônia Gastaldi Buzzi e Urbano Bertoldi. Começa a funcionar com a primeira série ginasial(Hoje quinta série do primeiro grau)com 27 alunos. Em 1962, duas classes de quarta série do grupo escolar Raulino Horn funcionam no Ginásio Indaiál. Motivo Falta de espaço no grupo escola Raulino Horn.

 Começa a funcionar a escola Reunida Frederico Hardt com 1ª, 2ª e 3ª série do 1ª grau, tendo como diretora a professora Ruth Schwartz Agustini. 1964- Forma-se a primeira turma ginasial. 27 formandos.Em 1966- é constituído o Curso de 2ª grau, magistério. 36 alunos matriculados. Passa a ser denominado Colégio Normal Indaiál, com o Parecer Nº 46/66 de 22/03. 1968- forma-se a primeira turma do magistério. 1969 frente as sérias dificuldades econômicas, o patrimônio do ginásio Indaiál, foi estadualizado pela lei nº 4355, em 25 de agosto. Fica fundada a Associação de pais e professores. Em 1970, o curso do primário que funcionavam o ginásio passou à Escola de Aplicação, anos depois, ficam anexados o curso primário e ginasial. 1ª APP- Presidente – Werner Eduardo Kretzer. Em 1973 foi criado o núcleo comum o qual substituiu o antigo curso científico, pela Resolução 01/73, lei Nº 5.692 de 1971. Em 1977 foi implantado o curso de Assistente de Administração. Em 1978- forma-se a primeira turma de Assistente de Administração com 32 alunos.

Em 1979- O colégio Normal passa a ser denominado Colégio Estadual Frederico Hardt em homenagem ao ex-prefeito. Em 1981 foi implantado o curso de habilitação básica em Química Foi fundado o Coral Infantil do Colégio Estadual Frederico Hardt. A fanfarra do Colégio foi idealizada pelo professor Valentim Beber. Em 1982. Formou-se a primeira turma do curso habilitação Básica em Química. Em 1983, dia 17/12/1983 falece o diretor e educador Mário Bonessi. em 1984 assume a direção do Colégio a professora Mirian Lueders. Em 1985- em 21/12/85 pela lei Nº 248/85 é eleita a nova direção do colégio, ficando eleitos. Olga de Castilhos e Carmelo Campestrini. Em 1986. O colégio Estadual Frederico “Hardt” completa 25 anos dedicados à educação da comunidade Indaialense.

Em 1999, o Colégio Frederico Hardt contava com 1.538 alunos do Ensino Fundamental e Médio. Em 2000. Abril, passa a denominar-se Escola de Educação Básica Frederico Hardt,.sob a Direção Da Professora Rosangela Kemper e 3 acessores, 3 Administradores escolares; 1 orientadora Educacional, 3 Assistentes técnicos pedagógicos, 62 professores, alunos 1.430; e 7 Serventes. Funcionando em três períodos; Matutino das 07h30min às 11 h; Vespertino das 13h00min ás 17h00min e Noturno. Das 18h25min às 22 h.

A EEB Frederico Hardt é mantida pelo Governo do Estado de Santa Catarina e administrada pela Secretaria de Estado de Educação e do Desporto. A EEB Frederico Hardt está localizada a Rua Leoberto Leal, n º 84 bairro Tapajós, Indaial, SC. Está próximo ao PAME – Pavilhão Municipal de Eventos Jorge Bornhausen e SAIS – Sistema de Atendimento Integrado à Saúde. Situa-se em área urbana e é atendido por linha de ônibus que garante o transporte dos alunos a seus bairros. Atende alunos de todos os bairros e têm uma clientela bastante diversa, filhos de industriários, comerciantes, agricultores e outros.





Objetivos gerais: A EEB Frederico Hardt objetiva sua ação educativa, fundamentada nos princípios da universalização de igualdade e acesso à Escola levando em consideração as condições adequadas para que haja comunicação do aluno com o professor e aproveitamento eficiente e suficiente (conforme art. 26, inc. X da Lei Complementar 170/98-SC). A Escola terá como princípio a gratuidade escolar, exceto contribuição espontânea aprovada em Assembléia Geral da APP.



Objetivos específicos:

Garantir que as atividades desenvolvidas na escola sejam pensadas, planejadas, justificando e fundamentando a sua realização.

Possibilitar a realização de projetos e planejamentos de ações exeqüíveis, para que se efetive na prática aquilo que foi planejado.

Evitar a elaboração mecânica de projetos, sempre adequando-os e fundamentado-os a cada situação.

O processo ensino aprendizagem deve ser uma construção coletiva e com direção comum, ou seja, visando o sucesso do educando. Para tanto temos a necessidade de manter um canal de comunicação constante entre todos os profissionais da Unidade escolar.

Todos educadores devem auxiliar na elaboração, execução e avaliação dos planejamentos, projetos e ações num processo constante de trabalho.

Oportunizar a divulgação de trabalhos através de iniciativas como gincanas, apresentações, exposições, mostras, feiras, entre outras.

Buscar assessoria para a elaboração, a execução, e a avaliação de projetos específicos, aproveitando o conhecimento, experiência e pesquisa dos profissionais da educação.

Socializar, informando e discutindo, com os pais, a filosofia e projetos específicos existentes, fazendo com que eles se integrem no trabalho educativo de seus filhos; ou seja, ocupando seu espaço neste processo (conforme Lei 9394/96, art. 12, § VI).

Manter constante diálogo e integração com os alunos, em momentos e situações formais e informais, interferindo na sua promoção.

Manter contato com a 35ª GERED, socializando as atividades realizadas na escola e buscando assessoria.





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