Na
sexta-feira, 03/05; os alunos das 8ªs séries 01 e 02, da
EEBF Hardt, com aval de seus profs. Regentes, Rolf Prochnow (8º 02)
e Gilsinei dos Santos (8º01); tiveram o 1º aulão de História da
Escola.
As
duas turmas juntaram-se no auditório da escola, para participar de
um aulão sobre Historia de SC, tão religada a segundo plano.
A
aula foi ministrada pela acadêmica da Uniasselvi, Rita Rosangela
Pieritz, graduanda do 5º semestre do curso de Licenciatura em
História, do polo de Indaial, sob a coordenação do prof.
orientador Jorge Luiz Buerger e com auxílio do prof. regente, Rolf
Prochnow.
O
tema sugerido e aplicado foi a “Guerra do Contestado” uma das
mais sangrentas da história do Brasil, onde sucumbiram mais de 10
mil caboclos e, igualmente, militares.
Apesar
de toda literatura e pesquisas existentes sobre a mesma, no currículo
escolar temos apenas uma pequena “pincelada” sobre o assunto,
delineando vagamente seus contornos.
Quanto
mais estudamos nossa história, mais interessante ela se torna. A
Guerra do Contestado, não teve apenas cunho messiânico. Mesmo
registrando a participação de alguns monges no desenrolar do
ocorrido; foi a luta dos posseiros que tiveram suas propriedades
invadidas; dos trabalhadores da ferrovia, “esquecidos” no
planalto, quando da conclusão da construção da estrada de ferro;
(São Paulo – Rio Grande do Sul); fazendeiros; e a ação de
políticos paranaenses e catarinenses, que disputavam a delimitação
das terras dos dois Estados, desde 1890 (Contestado, 1987).
Até
a Argentina entrou nesta disputa, na intenção de aumentar seu
território.
Graças
à coragem desse povo valente, temos, hoje, nosso Estado com os
limites definidos, demarcados e a região em disputa, entre
1912-1916, recebe hoje a denominação de Vale do Contestado ou
Região do Contestado.
Dois
pontos interessantes, na Guerra do Contestado: pela primeira vez foi
utilizado avião em combate; e, a Guerra do Contestado, foi relegada
a segundo plano, pois, de 1914 a 1918 a imprensa do mundo deu
destaque à I Guerra Mundial.
Foi
apresentado aos alunos, um documentário sobre a Guerra do
Contestado, e, na sequência, uma atividade que busca o entrosamento
entre as duas turmas, com base na exibição anterior.
Segundo
o prof. Rolf, por sugestão dos próprios alunos, durante o Conselho
Participativo, pediram aulas diferenciadas. Esta modalidade
contemplou a solicitação dos alunos.
Conforme
Nilson Thomé, a Guerra do Contestado, foi “um movimento messiânico
de grandes proporções, uma luta pelos direitos humanos, uma disputa
pela posse de terras, uma questão de limites interestaduais e uma
competição econômica pela exploração das riquezas naturais.”
(CONTESTADO, 1987, p. 48)
Nenhum comentário:
Postar um comentário